Veja 8 fatos inusitados nos bastidores da TV só em maio

O mês de maio já teve 8 fatos inusitados nos bastidores da TV no Brasil. Confira!

Mês das Noivas. Também tem: dia das mães, dia mundial do trabalho, dia da abolição da escravatura, dia nacional das comunicações, dia mundial da liberdade de imprensa, dia da vitória e até o dia do silêncio! Maio tem tanta data que não para mais… Mas para a TV no Brasil, ele tem tudo para entrar na história como o mês que teve 8 fatos inusitados nos bastidores da TV.

BOXPOP separou fatos que aconteceram só neste mês de maio. Será que mais alguma coisa vai abalar as estruturas da telinha até dia 31? É esperar pra ver!

Evaristo Costa causa nas redes sociais

O jornalista mais querido e ovacionado nas redes sociais, que sempre protagonizou memes ao lado da sua companheira de bancada, Sandra Annenberg, até então não tinha sequer um perfil na internet.

Para a nossa alegria, Evaristo Costa é o mais novo usuário de Instagram, Twitter e Facebook, fato suficiente para fazer as centenas de fãs e seguidores quebrarem as redes sociais, com as mais diversas reações desde elogios até cantadas, e com direito a comparações com atores. Teve até quem perguntou: “gosta de mamão?”, a já “clássica” piada que virou hit na web.

Em pouco tempo, a repercussão foi tanta que o jornalista já é um dos mais pops das redes sociais.

Te cuida, Bonner!

Evaristo já publicou diversas fotos e vídeos, mostrando os bastidores da Globo e compartilhando um pouco do seu dia-a-dia.

No começo, ninguém deu muito crédito e muitos indagaram se a conta era fake. O jornalista chegou a publicar um vídeo para mostrar que os perfis são mesmo oficiais e que o próprio é quem administra todas elas.

Nos comentários de seu twitter, existe até pedidos para sua companheira de bancada também divar na rede. Já está na hora né? Que deselegante, Sandra!

Transmissão do Impeachment na RedeTV!

Esse fato foi inusitado e por ele ninguém esperava! Seis programas caíram da grade da RedeTV! durante a virada de quarta (11) para quinta (12), afim de dar lugar à transmissão da sessão do Senado que afastou Dilma Rousseff da presidência. Indo na contramão das demais emissoras, que investiram em plantões ao longo do dia, a transmissão jornalística da RedeTV! ganhou disparado em bizarrice, além de ser a mais extensa.

Ancorada por Amanda Klein, Reinaldo Azevedo e Sérgio Cursino, teve de tudo: coraçãozinho com as mãos para senadores, piadas sobre a própria transmissão. “Olha a hora, como diria o Faccioli… Ninguém mais tá assistindo”, disse Amanda Klein. E teve até piadinha de cunho sexual.

RedeTV! cria programa de bastidores antes de SBT e Record

Emissoras como SBT e Record sempre tiveram um dilema: “a vontade de fazer um programa sobre seus bastidores, ao estilo Vídeo Show, até como forma de divulgar sua programação” X “será que isso dá realmente certo?”. Essa é uma discussão antiga que vira e mexe é assunto de reuniões entre executivos nas duas emissoras.

No entanto, foi a RedeTV! que concretizou tal feito com o programa Tá Sabendo?. Ponto pra emissora de Osasco, diante da incerteza e dos medos das emissoras maiores. Embora motivo de dúvida para muitos, a RedeTV! conseguiu mostrar que em meia hora e mesmo com poucos programas e elenco enxuto, é possível levar ao ar uma boa quantidade de informações sobre os seus bastidores, aliado aos babados dos famosos e a tudo o que rola nas redes sociais.

O programa foi idealizado principalmente para servir de sala de espera para alavancar o Melhor pra Você.

Band deixa de transmitir o Campeonato Brasileiro

Oi?! Pois é! Essa notícia mexeu com os bastidores da televisão num grau… O “canal dos esportes” anunciou que não transmitirá neste ano a Série A do Campeonato Brasileiro, algo que já fazia desde 2007.

A crise econômica foi apontada como a principal culpada. Desta forma, abre-se um espaço para uma nova emissora parceira junto à Globo. Já existiam até chamadas na programação da Band, divulgando a competição começando no dia 14.

Não é de hoje que a Bandeirantes enfrenta uma crise, muito além do atual cenário econômico: há 2 anos, cortes são realizados em praticamente todos os setores para ajustar os gastos aos tempos atuais, buscando enxugar quadros e diminuir grade, tanto é que atrações consagradas como CQC e Agora é Tarde já saíram do ar.

Com certeza, em uma programação cujos alicerces sempre foram jornalismo e esporte, a exibição do Campeonato fará falta na composição da média de audiência, pontos preciosos e que a consagraram como quarto lugar.

Isso nos faz pensar sobre também sobre a verdadeira importância do futebol na grade de uma emissora. A paixão popular de antigamente parece não registrar as mesmas audiências e não empolgar tanto o público em casa. Além disso, temos que considerar também a pulverização do apaixonado pelo esporte para a TV fechada, em que conta com maiores opções de partida, não precisando acompanhar necessariamente o jogo definido pela Globo. Nesse sentido, a falta de autonomia da Band para definir o que exibir às quartas e domingos também contribuiu para diminuir a importância que o futebol tinha em sua tela.

Globo decide acabar com novela EM PLENA SEGUNDA-FEIRA

Junto com a decisão da Band, ao ler essa manchete, você certamente pensou que o mundo estaria de cabeça pra baixo, né não?

Pelo menos para ela, algo que passaria longe no padrão Globo de Qualidade do início dos anos 70, a Globo decidiu encerrar Totalmente Demais na segunda-feira (30), contando com ações inéditas para o último capítulo.

A estratégia do “estica-puxa”, com base nos números de audiência, aguardando o melhor momento para entrar ou sair do ar, intensamente usada por Record e SBT, chegou na Globo, mostrando o quanto as coisas mudaram: por um lado, há o desejo nítido de se posicionar como uma emissora que não é engessada, e por outro, que teme sim, o avanço das concorrentes.

Uma das razões para isso foi também evitar a exibição do último capítulo em pleno feriado. Embora o esticamento de Totalmente Demais tenha afetado a concorrência, fazendo com que a Record marcasse o lançamento de Escrava Mãe para dia 30 de maio, inaugurando seu novo horário de novelas às 19h30; a trama global é a mais nova coqueluche com índices que ultrapassaram a novela das 21h em algumas ocasiões ao longo de sua trajetória no ar. Logo, se a Globo prolongasse para a sexta, dia 03 de junho também seria um sucesso.

Xuxa ri de si mesma em esquete do Porta dos Fundos

Muito mais que uma pontinha de desabafo ou insatisfação com os rumos de seu programa na Record, o esquete gravado por Xuxa para o Porta dos Fundos é uma verdadeira crítica aos programas assistencialistas que dominam a TV aberta no Brasil. Por diversas vezes, Jéssica pergunta se Xuxa tem algo para oferecer. Aliás, “você vai me dar uma máquina de fazer fralda?” é o ápice que revela uma marca registrada da mesmice que domina os programas de auditório, contando com o mesmo tipo de merchandising.

Na mesma linha, poderíamos dizer que todas as loiras são iguais, já que Xuxa, Angélica e Eliana, antes de suas atuais carreiras como apresentadoras voltadas para programas destinados a um público adulto e/ou familiar, tiveram a mesma origem no segmento infantil, como as antigas “babás eletrônicas” da garotada, público que migrou e está na TV fechada.

Patrícia Abravanel faz declaração polêmica

Quem causou mesmo neste mês foi Patrícia Abravanel, ao figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter. Durante participação no quadro Jogo dos Pontinhos, Sílvio Santos começou a perguntar para todos os participantes do quadro de seu programa se eram a favor ou contra duas mulheres se amarem como um casal, já que tinha assistido ao filme Carol (2015) e não gostou da história.

A apresentadora expressou a seguinte opinião:

Já Lívia Andrade se manifestou contrariamente à colega de quadro: “Acho bonito quando duas mulheres se amam como duas mulheres. Sou a favor porque o mundo é uma coisa livre. Cada um escolhe o que quer, opção sexual, religião, e o que vai fazer da vida. Cada um com seus problemas e as pessoas tem que respeitar as escolhas”, disse.

Naturalmente, Patrícia não foi perdoada nas redes sociais. A apresentadora chegou a pedir desculpas pela declaração em sua conta no Instagram. Porém, em tempos de internet, nenhuma voz se cala diante de uma injustiça.

Talvez, ela não seja homofóbica, mas certamente foi preconceituosa, infeliz e manifestou uma opinião inadequada para uma apresentadora que visa ser uma comunicadora para um grande público, formadora de opinião. Só para começar, não se fala homossexualismo — um termo muito ultrapassado e associado a doença psicológica ou mental, e por isso mesmo descartado — e sim, homossexualidade.

Não à toa, Máquina da Fama registrou 5,4 contra 6,5 do programa Xuxa Meneghel, ocupando terceira colocação no horário. Que coisa! Sua declaração foi feita justamente no mês do Dia Internacional contra a Homofobia. Pegou mal! E a “brincadeira” de Tio Sílvio passou do tom.

Não esqueça de deixar seu comentário e aumentar nossa conversa! Até a próxima coluna!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!