Vikings 4×01 — A Good Treason

Vikings tem uma estreia emocionante e com algumas grandes surpresas.

Paris nos deixou ricos, mas ser rico só serve para uma coisa: satisfazer nossos sonhos.” — BJORN

O final da terceira nos deixou com inúmeras dúvidas, e A Good Treason já começa esclarecendo algumas delas.

Aslaug, que acabou ficando como secundária no final da temporada anterior, já estreou mostrando que poderá exercer um papel bastante relevante em Vikings novamente. Durante um encontro com O Vidente, a esposa de Ragnar o questiona sobre a possibilidade de uma mulher governar Kattegat na ausência de seu atual rei, e isso soa como um indício fortíssimo de que ela está mais ambiciosa e pensando de forma mais política. Surpreendentemente a resposta d’O Vidente é positiva, mas obviamente ele não revela nomes.

Ainda em Kattegat, Ragnar continua acamado e isso é uma oportunidade perfeita para que Aslaug e Bjorn exerçam mais poder sobre o condado. O problema é que a suposta força sobe a cabeça e eles acabam cometendo um grave erro ao condenar publicamente Floki pelo assassinato de Athelstan.

Floki sempre foi um personagem instável e que acaba metendo os pés pelas mãos em sua idolatria por Ragnar. Ao longo de três temporadas foi muito fácil viver um misto de amor e ódio com Floki, mas a situação em que Bjorn o coloca só nos faz sentir pena dele. O seu grande medo é que Ragnar, após se recuperar, condene-o a morte. Na cultura viking até pode parecer justo, mas sem dúvida seria uma grande perda para a trama.

Além dos tesouros, os vikings trouxeram escravos de Paris e Aslaug recruta uma das meninas para auxiliá-la. Ragnar mal consegue andar, mas já demonstra interesse na jovem. Aliás, Aslaug deu um claro veredito sobre sua infelicidade ao ver o esposo se recuperando. O tempo em que governou sozinha, enquanto os demais desbravavam Paris, realmente mexeu com a cabeça dela.

A conversa de Ragnar com Floki é bastante direta, soa quase como um desabafo do líder viking. Apesar de tudo, fica a sensação de que Floki não será executado. Ragnar também dialoga francamente com Bjorn sobre o erro em deixar Rollo em Paris — ele conhece bem o irmão que tem! — e sobre as atitudes do jovem na ausência do pai. As consequências, apesar de imprevisíveis, tem sentido: o primogênito resolve que partirá numa incursão sozinho para conhecer o mundo, mas é muito provável que Bjorn volte a dar as caras nessa temporada.

Lagertha retorna com Kalf para o condado e ele faz algo mais do que justo: declara que governará em parceria com Lagerta, em pé de igualdade. Einar, o traidor que continua desagradável, não concorda com a decisão e pede uma atitude de Kalf. O final desse enrosco é extremamente agradável para o espectador, pois, além de se livrar dignamente de Einar, Lagertha ainda prova sua influência junto a Kalf e sela sua posição de líder no condado. A lição do dia é “don’t mess with Lagertha!”.

Apesar dos vários acontecimentos em Kattegat e da emoção protagonizada por Kalf e Lagertha, o grande clímax do episódio de estreia ficou sob a responsabilidade de Rollo, o mais novo traidor de Vikings. Após a oficialização da união com a princesa Gisla, que preferia estar morta a se casar, o viking começa a colocar as asas para fora e mostrar que virou a casaca de vez e sem titubear. Diferente de Ragnar, Rollo não é nada diplomático e devasta as possibilidades de paz entre francos e nórdicos ao destruir o que os vikings tinham conquistado ao aniquilar tudo e todos no acampamento que os pagãos tanto batalharam para conseguir. Mas um dos vikings alerta: Ragnar está vindo e Ragnar nos vingará. Essa temporada promete!

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Visitamos a Casa Warner com o tema Friends e mostramos tudo nesse vídeo.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER