Vikings 4×05 — Promised

Em Promised, Lagertha mostra que é rainha, e as inimigas nadinha!

Quando eu era jovem tinha paixão por vencer, mas agora, com a idade e tudo o que vem com ela, perdi o desejo. E a força.” — LOTHBROCK, Ragnar

Rollo abandonou definitivamente o viking que um dia existiu dentro dele. Totalmente imerso na cultura e na vida dos franceses, o irmão de Ragnar conseguiu tornar-se importante para Gisla e para o sucesso do Imperador. Já conde Odo, que o ajudou durante o período de adaptação, parece que não terá um futuro tão glorioso com tantas forças e pessoas agindo contra ele.

O encontro entre os franceses e os vikings promete ser épico. Harald convoca os reforços de seu irmão, Haldfan, para a empreitada contra Paris. Ragnar, que num primeiro momento tinha todos os motivos para guerrear com Harald, apenas parece não se importar. Aliás, Ragnar parece não se importar com nada além de Yidu e suas substâncias questionáveis. Ele tem perdido sua força e seu espaço dentro de Kattegat e isso fica visível pela tentativa de outros personagens em ganhar poder dentro do condado, entre eles, Harald e Bjorn.

Apesar de Yidu não ser muito carismática e estar sugando muito da essência de Ragnar, a cena em que ele dá banho nela é incrível. Com certeza a atriz Dianne Doan já garantiu uns momentos de glória para a vida. Yidu veio para abalar as estruturas de Kattegat e de seu líder, mas a história de que ela seria filha do imperador chinês ainda caiu meio torto para os espectadores. Qual o sentido disso nesse ponto da trama? De qualquer forma, Yidu vive reforçando a possibilidade de que tem o plano bem traçado, de que nada do que fez com Ragnar até agora é espontâneo.

Bjorn e Ivar sempre foram os filhos de Ragnar que mais se destacam na trama. O primeiro deles por sua insegurança, apesar de sua força e do DNA que carrega (por parte de pai e de mãe, né!). Já Ivar sempre foi retratado como um fardo para Ragnar e uma ferramenta poderosa de manipulação para Aslaug. Mas Ivar, ainda com seus 6 ou 7 anos, protagonizou em Promised uma das cenas mais assustadoras de Vikings — e olha que já vimos Blood Eagle. Diferente dos demais, que ficam aterrorizados com a atitude do pequeno, a mãe o conforta como se aquilo tivesse sido algo comum. Não, Aslaug… Apenas não.

Em Wessex, Cwenthryth continua pressionando e exigindo que Aelle e Ecbert se sacrifiquem por seu trono. Pelo que ficou subentendido durante Promised, a invasão à Mércia ainda promete muitas surpresas para a rainha. Judith e Aethelwulf se livram de seus fardos e revelam duras verdades durante uma briga, enquanto Ecbert tenta se entender com Deus. O rei, que desde o princípio é um personagem bem construído, tem um monólogo excelente ao defender seu direito de fazer em vida tudo aquilo que quer ao invés de passar vontade na garantia vazia de ter reino dos céus.

Vamos ao que realmente marcou Promised: Lagertha! Enquanto Kalf e Erlendur achavam que iam com a farinha, Lagertha já voltava com o bolo pronto. Não há dúvidas de que um dia ela amou Kalf, mas ele foi infiel da pior forma possível e esse tipo de traição é imperdoável. Com um grupo de guerreiras, Lagertha reforça seu poder como líder e como mulher, com muito potencial para crescer ainda mais como estratégica para a expansão dos negócios vikings.

Também achou Lagertha muito poderosa em Promised? Comenta aí! 🙂

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!